O Suprema

logo simples suprema nome completoO Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) representa os interesses dos 2.460 professores que trabalham nas escolas públicas de todos os níveis e graus da cidade de Maracanaú.

Nesse longo período, tem sido o Sindicato, graças ao apoio que recebe de sua categoria, especialmente de seus 1.035 filiados, o principal responsável pela ampliação sistemática dos direitos e garantias que cercam nossa atividade profissional.

Ao longo da história da educação brasileira, o trabalho do professor foi acompanhado de uma simbologia de abnegação que mais serviu para ocultar as péssimas condições em que ele era desenvolvido do que para sua valorização. Por conta de uma imagem que os transformava em “sacerdotes” desprovidos de reivindicações, os educadores deram muito de si para as escolas. Para mudar isso tudo foi necessária muita luta.

Têm sido numerosos os momentos em que os administradores das cidades tentam ludibriar o Direito; e, a cada ano, os professores têm que redobrar os esforços para manter inalteradas as conquistas obtidas até aqui. Em qualquer hipótese, a maior e mais eficaz arma de que dispomos é o Sindicato. Daí porque é necessário fortalecê-lo sempre e retribuir com consciência e participação aquilo que nossa entidade tem oferecido historicamente à categoria que representa.

7 pensamentos sobre “O Suprema

  1. Boa noite, preciso de orientação para exigir que a prefeitura de Maracanaú faça a convocação dos aprovados do concurso para professor realizado em 2011. Estou na 89º posição na área de ciências, a ultima convocação foi ano passado chamarão ate a 72º posição. Este ano o edital lança a carência de 20 vagas nessa disciplina, sendo que existe candidato de 2011 aprovados para serem chamados e esse é o meu caso.
    Desde já grato pela ajuda
    Cleiton Anderson Sousa do Amaral
    contato: 86143261/ 99497618
    Email: cleiton5000@gmail.com

    • Os Tribunais Superiores adotam o entendimento de que a mera expectativa de nomeação dos candidatos aprovados em concurso público (fora do número de vagas) transforma-se em direito líquido e certo quando, dentro do prazo de validade do concurso, há contratação de pessoal de forma precária para o preenchimento de vagas existentes, com preterição daqueles que, aprovados, estariam aptos a ocupar o mesmo cargo ou função.

      No caso concreto, muito embora o Sr. Cleiton Amaral tenha obtido aprovação (89ª colocação) fora do número inicial de vagas previstas no Edital.

      Temos que verificar se Administração Pública, antes de expirado o prazo de validade do certame, manteve contratações temporárias, para o mesmo cargo a que concorreu (Professor de Ciências) e na mesma área de atuação. . Nessa circunstância, a toda evidência, não restam dúvidas de que, dentro do prazo de validade do concurso, a manutenção de contratos temporários para suprir a demanda por ProfessoresPública demonstra a necessidade premente de contratação de pessoal, de forma precária, para o desempenho da atividade, o que, diante da nova orientação da STF, faz surgir o direito subjetivo do candidato aprovado no certame ainda válido à nomeação. Nesse Caso, precisa-se provar que o múnicípio de Maracanaú mantém professores temporários para exercer a mesma função que o professor foi aprovado no concurso.

      Outro fato importante a se observar é de saber da validade do concurso. Em regra, os certames são válidos pelo período de dois anos renováveis por igual período, ou seja, está próximo vencer o prazo do certame.

  2. Também é importante que este meio de comunicação chegue atualizadaa as informações em tempo, isto é, com precisão de dias e horas, principalmente, hoje, que eu soube que iria ter audiência de conciliação sobre o PCCR, às 10 horas da manhã do dia 08/11/2017. E neste momento, às 18:16, eu, Celso Moreira de Oliveira, sócio do SUPREMA, não sei de nada ainda: e tem outra coisa: se o SUPREMA, na sua representação junto ao seu avogado vai nos dar uma esperança de calendário de reposição, dos descontos no salário, feita pelo prefeito, nos dias de greve, que aconteceu nesta greve, durante todo o mês de outubro, e continua, (com atos tipo a ocupação da C^amara de Vereadores de Maracanau) : o que o Sindicato citado nos diz sobre isto? Responder, por favor. já que por motivos óbvios, não consigo acompanhar meu grupo doméstico de professores, ok? Agradeço a compreensão.

Deixe um comentário